sexta-feira, 5 de março de 2010

Mental Ray: Iluminação Básica de Interiores - Parte 1


Como prometido, estou postando o estudo que fiz sobre iluminação de interiores com Mental Ray. Esse tutorial é destinado ao público iniciante em MR como render para interiores.

1. Baixe aqui o arquivo inicial do tutorial ou utilize sua própria cena.

2. No menu lateral direito, clique em Create (1.1) > Systems (1.2) > Daylight (1.3). Quando clicar em "Daylight" o 3D Max perguntará se deseja utilizar o sistema de exposição fotográfica do Mental Ray. Escolha "Yes" (1.4).


3. Mova a luz manualmente para o ponto que desejar ou selecione uma localidade no mundo.


4. Para visualizar com precisão onde haverá luz e sombra na cena e assim poder ajustar melhor a iluminação, siga os passos na imagem abaixo:


5. Como utilizaremos o Mental Ray como renderizador, temos que selecionar como a luz do sol a "mr Sun" e como a luz do dia a "mr Sky".


6. Se você renderizar e abrir a imagem renderizada no Photoshop por exemplo verá que ela estará muito escura ainda; bem longe do que pretendemos.

7. Para melhorar a intensidade da iluminação precisamos fazer duas coisas. A primeira delas é reduzir o valor de exposição da câmera. Para isso aperte a tecla 8 e na guia mr Photographic Exposure Control selecione o preset "Indoor Daylight" (4.1) e clique em "Render Preview" (4.2). Você verá o quanto isso melhora a iluminação como um todo.


8. Para que o Mental Ray "saiba" que estamos criando uma cena interior é necessária a criação de portais de céu (mr Sky Portal), que servirão para indicar ao MR os pontos a partir de onde temos a entrada de iluminação externa. É ncessário criar um portal por janela, como mostra a figura abaixo.


9. Para finalizar a configuração básica de intensidade da iluminação aperte F10, selecione a aba Indirect Illumination (5.1). Coloque a precisão do Final Gather como baixa (5.2). Na opção "Diffuse Bounces" (5.3) coloque um valor entre 4 e 7 (essa opção indica quantas batidas de luz o Final Gather irá computar na iluminação; esse valor entre 4 e 7 é o ideal para renders de interiores). E por fim, coloque em 5 o número máximo de reflexões (5.4).


10. Após modificar as batidas faça um render teste e verá que a iluminação está muito boa, porém a velocidade de rendeirzação está relativamente alta e ainda não está tão bonito da forma que queremos. Para aumentar a qualidade e reduzir velocidade utilizaremos, na segunda parte desse tutorial a Iluminação Global (GI).


É isso pessoal. Espero que esse começo tenha sido útil para alguém. Qualquer dúvida é só me perguntar.
Até a segunda parte do tutorial. Abraço!

Um comentário:

  1. queria aprender a utilizar o 3d max,acho ele muito bom, por enquanto faço meus trabalhos no sketchup e renderizo no vray.

    ResponderExcluir