sexta-feira, 5 de março de 2010

Mental Ray: Iluminação Básica de Interiores - Parte 1


Como prometido, estou postando o estudo que fiz sobre iluminação de interiores com Mental Ray. Esse tutorial é destinado ao público iniciante em MR como render para interiores.

1. Baixe aqui o arquivo inicial do tutorial ou utilize sua própria cena.

2. No menu lateral direito, clique em Create (1.1) > Systems (1.2) > Daylight (1.3). Quando clicar em "Daylight" o 3D Max perguntará se deseja utilizar o sistema de exposição fotográfica do Mental Ray. Escolha "Yes" (1.4).


3. Mova a luz manualmente para o ponto que desejar ou selecione uma localidade no mundo.


4. Para visualizar com precisão onde haverá luz e sombra na cena e assim poder ajustar melhor a iluminação, siga os passos na imagem abaixo:


5. Como utilizaremos o Mental Ray como renderizador, temos que selecionar como a luz do sol a "mr Sun" e como a luz do dia a "mr Sky".


6. Se você renderizar e abrir a imagem renderizada no Photoshop por exemplo verá que ela estará muito escura ainda; bem longe do que pretendemos.

7. Para melhorar a intensidade da iluminação precisamos fazer duas coisas. A primeira delas é reduzir o valor de exposição da câmera. Para isso aperte a tecla 8 e na guia mr Photographic Exposure Control selecione o preset "Indoor Daylight" (4.1) e clique em "Render Preview" (4.2). Você verá o quanto isso melhora a iluminação como um todo.


8. Para que o Mental Ray "saiba" que estamos criando uma cena interior é necessária a criação de portais de céu (mr Sky Portal), que servirão para indicar ao MR os pontos a partir de onde temos a entrada de iluminação externa. É ncessário criar um portal por janela, como mostra a figura abaixo.


9. Para finalizar a configuração básica de intensidade da iluminação aperte F10, selecione a aba Indirect Illumination (5.1). Coloque a precisão do Final Gather como baixa (5.2). Na opção "Diffuse Bounces" (5.3) coloque um valor entre 4 e 7 (essa opção indica quantas batidas de luz o Final Gather irá computar na iluminação; esse valor entre 4 e 7 é o ideal para renders de interiores). E por fim, coloque em 5 o número máximo de reflexões (5.4).


10. Após modificar as batidas faça um render teste e verá que a iluminação está muito boa, porém a velocidade de rendeirzação está relativamente alta e ainda não está tão bonito da forma que queremos. Para aumentar a qualidade e reduzir velocidade utilizaremos, na segunda parte desse tutorial a Iluminação Global (GI).


É isso pessoal. Espero que esse começo tenha sido útil para alguém. Qualquer dúvida é só me perguntar.
Até a segunda parte do tutorial. Abraço!

Detalhes que fazem a diferença


Uma maneira fácil e correta de tornar seus renders mais reais, independente de qual é seu renderizador, é usar um chamfer de 0,05cm a 0,1cm nas arestas de canto. Por exemplo, ao criar um cômodo, chanfre os cantos das paredes em 0,1cm para dar um efeito especular mais próximo a realidade e também evitar problemas com determinadas configurações de render.

Já tive alguns problemas renderizando no Mental Ray com cantos sem chamfer. Ao chanfrar os cantos o problema desapareceu.

Os detalhes dessa dica são evidentes quando se faz uma pós-produção do render no Photoshop e se utiliza o "Reduce Noise", tornando a imagem mais nítida.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Bem-vindos ao blog The Vault

Teve início o projeto do blog The Vault. Com esse blog quero publicar tutoriais interessantes sobre computação gráfica, criados ou não por mim, que sejam úteis para diversas áreas. Quero também disponibilizar um espaço para publicar trabalhos meus e de outras pessoas que desejarem. Espero o suporte de todos para que o CG seja mais divulgado no Brasil, tornando assim mais fácil trabalhar nesse ramo.

Bom, vamos por partes. Estou fazendo um projeto de estudo de iluminação de interiores para Mental Ray, principalmente por ele ser um renderizador mais complexo para se aprender e se "acertar o ponto" para renderizar, especialmente quando o assunto é visualização de arquitetura. Assim que eu terminar o estudo, disponibilizarei um tutorial sobre iluminação global básica com Mental Ray.

Abraço e até breve!